O novo calendário na moda brasileira


Quem costuma estar atendo nos desfiles de moda brasileiros, ja deve saber a mudança que deve ocorrer a partir do ano que vem. 
A partir de 2013, as coleções de verão serão apresentadas na segunda quinzena do mês de março, e as de inverno na segunda quinzena de outubro. Excepcionalmente, este ano, será realizado uma terceira edição dos eventos em outubro (2012). Essas datas serão definidas assim que forem finalizada a implantação do novo planejamento operacional.
A revisão de datas traz a possibilidade de um melhor planejamento na hora do desenvolvimento das coleções, consolidando um intervalo maior entre o lançamento e a chegada no varejo. A readequação do calendário abre a possibilidade para o lançamento do alto verão no Rio de Janeiro.

“Somos um grande sistema que trabalha de forma integrada para que todos ganhem. A revisão das datas vai permitir um planejamento mais adequado para todos”, destaca Paulo Borges, presidente da Luminosidade, empresa responsável pelas semanas de moda. “É uma nova etapa de aprendizado e desenvolvimento que, com certeza, vai contribuir para aperfeiçoar resultados e tornar os negócios mais competitivos”.

O novo calendário de desfiles dará mais tempo para produzir as coleções, para vender. Acredita se que é a coisa mais importante que está acontecendo na indústria da moda brasileira, que se permitira encontrar um melhor lugar no mundo.

Porem com todos esses pontos positivos, e melhorias que ia trazer para a moda brasileira, será que as tecelagens, confecções, marcas e lojistas estão preparados para essa mudança?
Muitas marcas decidiram ficar de fora, pois não estavam preparadas para fazer três desfiles no mesmo ano. E terão que correr contra o tempo, para poder desesnvolver suas coleçoes. 

Patrícia Costa, dona da multimarca Santamada, de Presidente Prudente (SP), é compradora convidada do Rio-à-Porter há três anos, e diz: '“Vou participar do próximo evento porque terei que fazer pedido para a loja. Mas é fato que comprarei menos. Ninguém no fim do ano, precisando acabar com o estoque antes da liquidação e ainda acabando de receber alto verão, vai pensar em inverno… Fraco do jeito que o comércio está... Acho fora da realidade brasileira. Quem é o comitê que define as datas?” Patrícia ainda aponta que, com a antecipação, irá direto a seus carros-chefe, pois será preciso fazer um “pedido consciente”
E outro problema que as marcas apontam no momento é a falta de matéria-prima, por falta de tempo de os fornecedores se programar. 

Segue abaixo as novas datas:

OUTONO/INVERNO 2013

SPFW 29 a 31 de outubro de 2012
Fashion Rio 7 a 9 de novembro de 2012
Rio-à-Porter 7 a 9 de novembro de 2012

PRIMAVERA/VERÃO 2013/ 2014
SPFW 14 a 18 de março de 2013
Fashion Rio 22 a 26 de março de 2013
Rio-à-Porter 25 a 27 de março de 2013

OUTONO/INVERNO 2014
Fashion Rio 15 a 19 de outubro de 2013
Rio-à-Porter 15 a 18 de outubro de 2013
SPFW 28 de outubro a 1º de novembro de 2013

Fontes:

http://blogs.ne10.uol.com.br/social1/2012/07/03/novo-calendario-da-moda-brasileira/
http://www.thebos.com.br/mudanca-no-calendario-de-moda-no-brasil/
http://br.fashionmag.com/news/Confirmado-o-novo-calendario-da-moda-brasileira,284371.html
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-tendencias/almanaque/noticia/2012/11/novo-calendario-da-spfw-coloca-o-brasil-no-circuito-mundial-da-moda-3936162.html
http://www.costuraperfeita.com.br/edicao/16/materia/negocios.html

0 comentários:

Postar um comentário

 
Juliana Valverde © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects